Na prática da Educação Física são realizada vivências as quais possibilitam aos alunos apreenderem elementos que constituem suas práticas de recreação/Lazer. O lúdico significa desencadear um processo de conscientização através de ações recreativas, como incorporação crítica e criadora. Significa, necessariamente, uma transformação cultural construída pelo conjunto escolar. O que representa pensar, de forma dialética e harmoniosa, a existência do mundo natureza, no mundo cultura, com implicações nas dimensões do espaço escolar."MORIN 2001."

terça-feira, 30 de abril de 2013

Educação Infantil.


Escola Sementinha do Saber participa da 10ª Semana Mundial da Brincadeira


 Semana Mundial da Brincadeira, realizadas na Quadra Poliesportiva Municipal. As atividades foram organizadas pela professora Micheli, juntamente com as demais professoras e direção da escola. Dentre elas, os alunos da Educação Infantil puderam participar de brincadeiras diversas e danças. Além dos alunos, também participaram seus pais, que entraram no ritmo da dança e na alegria da brincadeira.
A Semana Mundial da Brincadeira justifica-se pelo valor que a brincadeira assume na infância. A importância do brincar na escola de Educação infantil tem um papel fundamental, é brincando que a criança desenvolve potencialidades, compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria.A brincadeira traduz o mundo para a realidade infantil, possibilitando que a criança desenvolva sua inteligência, habilidades,criatividade,sua sensibilidade além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos. O brincar é importante em todas as idades não somente na educação infantil,pois não é apenas diversão ou prazer ela ajuda também na coordenação motora, domínios cognitivos, afetivos, psicomotores e raciocínio.


quarta-feira, 24 de abril de 2013






ATIVIDADES.








Exercício na infância, saúde óssea na velhice 
Por Jornalismo Portal EF .


Segundo pesquisadores do Hospital Universitário de Skane, na Suécia, praticar atividades físicas regularmente desde a infância pode reduzir o risco de fraturas ao atingir idade avançada.

A pesquisa foi apresentada em um encontro recente da Sociedade Americana de Ortopedia para Medicina Esportiva (AOSSM). De acordo com o principal autor do estudo, Bjorn Rosengren, a relação entre exercícios na infância e diminuição do risco de fraturas ocorre devido ao aumento do pico de massa óssea, que ocorre em crianças que praticam exercícios regularmente. 

Durante seis anos, os pesquisadores colocaram 362 meninas e 446 meninos, entre sete e nove anos de idade, para praticar 40 minutos diários de educação física na escola. Enquanto isso, outro grupo composto por 780 meninas e 807 meninos praticavam apenas uma hora semanal de exercícios. Os pesquisadores acompanharam a incidência de fraturas e o desenvolvimento ósseo de todas as crianças anualmente e, ao final do período de estudo, o risco de fraturas era similar nos dois grupos, mas a densidade óssea da coluna vertebral era mais elevada nas crianças que praticaram mais exercícios. 

A equipe também realizou um estudo retrospectivo, comparando 709 homens ex-atletas com idade média de 69 anos e 1.368 homens sedentários, com idade média de 70 anos. Os resultados mostraram que a densidade óssea dos ex-atletas sofreu uma redução mínima na idade avançada, em comparação com o outro grupo. Com essa conclusão, o estudo destaca mais um motivo pelo qual crianças precisam praticar atividades físicas regularmente para melhorar sua saúde, tanto no presente quanto no futuro. Veja a pesquisa publicada no periódico TIME Healthland.





segunda-feira, 22 de abril de 2013


Procedimentos Didáticos

Processo de Aprendizagem:

Planejamento: é a preparação antecipada do que vai ser realizado na aula, quais os materiais utilizados. Aula de Dança Escolar, requer pesquisa musical, diversidade de material e variação de atividades.

Capacitação: qualidade do professor, ter conhecimento do que "se ensina", "como se ensina" e para que "se ensina". Ter bom senso e auto-crítica.

Metodologia: é a maneira de aplicar e transmitir didaticamente o conteúdo do conhecimento.
Prestar atenção no aluno (gesto, atitude, comportamento individual e inter-relacionais).
Transmissão verbal clara e objetiva, adequada a idade do aluno.

Avaliação: analisar
·         Fazer individual e coletivo;
·         As alterações do organismo;
·         A construção do saber;
·         A organização, a compreensão;
·         Interpretação;

Como aplica a Dança na Escola

Priorizar o desenvolvimento psicomotor e não a técnica. As crianças devem conhecer alguns item e o domine.
·         Organização ou formação,(circulo, bloco);
·         Direção ou alinhamento;
·         Base ou apoio corporal,(pés, joelho, sentar, deitar);
·         Terminologia básica dos movimentos;
·         Atividade para desenvolvimento e o domínio do esquema corporal;
-          Ritmo;
-          Equilíbrio;
-          Lateralidade;
-          Flexibilidade;
-          Direcionalidade;
-          Postura;
-          Orientação espaço-temporal; e
-          Percepção visual e auditiva;

Utilização do próprio corpo; depois introduzir materiais diversos.
Enfatizando:
-          movimentos isolados;
-          movimentos combinados;
-          movimentos espontâneos/manuais.
-          Expressão corporal/mímica/imitação;
-          Coreografias e seqüências.

Benefícios da Prática da Dança Escolar

Os movimentos complexos de dança, fazem com que cresça mais conexões entre os neurônios, aprimorando a memória.
A Dança Escolar deve atuar integrada a Educação Física visando o aumento da auto-estima., o combate ao stresse, melhoria na postura corporal.
-          desenvolve e melhora a respiração;
-          melhora o condicionamento Físico;
-          aumenta flexibilidade;
-          fortalece os músculos e ossos;
-          melhora coordenação motora.

Coreografia  - Criação e comunicação do saber.
-          através de coreografia as crianças desenvolvem capacidade de criação e expressão corporal;
-          através da coreografia observamos a personalidade da pessoa;
-          a coreografia e a comunicação do saber por meio de expressão corporal;
-           deixar o aluno criar coreografia
-          escolher uma música
-          adaptar a música a um tema;
-          elaborar movimentos isolados e combinados;
-          montar seqüências rítmicas;
-          executar os movimentos
-          apresentação.



Portanto a dança quando aplicado com metodologia adequado com consciência pedagógica, passa a ser uma ferramenta de grande valor na prática da educação física, além do desenvolvimento corporal, possibilita que o educando amplie sua capacidade de interação social. contribui também nas atitudes, valorização, respeito a diversidade desenvolvendo todos os princípios psicomotores.
A dança proporciona ao aluno a oportunidade de humanização além de uma agente formador e transformador elevando o auto-estima. Analisando todas estas questões podemos observar que com a inclusão das aulas de dança na educação física estaremos praticamente destruindo a verdadeira identidade dos alunos e a sua total formação.     

     
       ALUNOS DO 5° ANO - DANÇA / COREOGRAFIA.



                                   





ALGUNS EXEMPLOS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÉRIES INICIAIS.






PINTAR E FALAR SOBRE  SEU TIME FAVORITO SE PRATICA ALGUM ESPORTE ESCREVA CONTANDO.


MASCOTE DA COPA.




sábado, 20 de abril de 2013

 
Ótimo video para uma aula de Educação Física com as crianças da Educação Infantil.

Pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente. Atividade física regular reduz substancialmente o risco de morrer de doença arterial coronariana e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta.
Atividade física ajuda a controlar o peso corporal;
Contribui para ossos, articulações e músculos sadios;
Diminui os sintomas de ansiedade e depressão.