Na prática da Educação Física são realizada vivências as quais possibilitam aos alunos apreenderem elementos que constituem suas práticas de recreação/Lazer. O lúdico significa desencadear um processo de conscientização através de ações recreativas, como incorporação crítica e criadora. Significa, necessariamente, uma transformação cultural construída pelo conjunto escolar. O que representa pensar, de forma dialética e harmoniosa, a existência do mundo natureza, no mundo cultura, com implicações nas dimensões do espaço escolar."MORIN 2001."

segunda-feira, 22 de abril de 2013


Procedimentos Didáticos

Processo de Aprendizagem:

Planejamento: é a preparação antecipada do que vai ser realizado na aula, quais os materiais utilizados. Aula de Dança Escolar, requer pesquisa musical, diversidade de material e variação de atividades.

Capacitação: qualidade do professor, ter conhecimento do que "se ensina", "como se ensina" e para que "se ensina". Ter bom senso e auto-crítica.

Metodologia: é a maneira de aplicar e transmitir didaticamente o conteúdo do conhecimento.
Prestar atenção no aluno (gesto, atitude, comportamento individual e inter-relacionais).
Transmissão verbal clara e objetiva, adequada a idade do aluno.

Avaliação: analisar
·         Fazer individual e coletivo;
·         As alterações do organismo;
·         A construção do saber;
·         A organização, a compreensão;
·         Interpretação;

Como aplica a Dança na Escola

Priorizar o desenvolvimento psicomotor e não a técnica. As crianças devem conhecer alguns item e o domine.
·         Organização ou formação,(circulo, bloco);
·         Direção ou alinhamento;
·         Base ou apoio corporal,(pés, joelho, sentar, deitar);
·         Terminologia básica dos movimentos;
·         Atividade para desenvolvimento e o domínio do esquema corporal;
-          Ritmo;
-          Equilíbrio;
-          Lateralidade;
-          Flexibilidade;
-          Direcionalidade;
-          Postura;
-          Orientação espaço-temporal; e
-          Percepção visual e auditiva;

Utilização do próprio corpo; depois introduzir materiais diversos.
Enfatizando:
-          movimentos isolados;
-          movimentos combinados;
-          movimentos espontâneos/manuais.
-          Expressão corporal/mímica/imitação;
-          Coreografias e seqüências.

Benefícios da Prática da Dança Escolar

Os movimentos complexos de dança, fazem com que cresça mais conexões entre os neurônios, aprimorando a memória.
A Dança Escolar deve atuar integrada a Educação Física visando o aumento da auto-estima., o combate ao stresse, melhoria na postura corporal.
-          desenvolve e melhora a respiração;
-          melhora o condicionamento Físico;
-          aumenta flexibilidade;
-          fortalece os músculos e ossos;
-          melhora coordenação motora.

Coreografia  - Criação e comunicação do saber.
-          através de coreografia as crianças desenvolvem capacidade de criação e expressão corporal;
-          através da coreografia observamos a personalidade da pessoa;
-          a coreografia e a comunicação do saber por meio de expressão corporal;
-           deixar o aluno criar coreografia
-          escolher uma música
-          adaptar a música a um tema;
-          elaborar movimentos isolados e combinados;
-          montar seqüências rítmicas;
-          executar os movimentos
-          apresentação.



Portanto a dança quando aplicado com metodologia adequado com consciência pedagógica, passa a ser uma ferramenta de grande valor na prática da educação física, além do desenvolvimento corporal, possibilita que o educando amplie sua capacidade de interação social. contribui também nas atitudes, valorização, respeito a diversidade desenvolvendo todos os princípios psicomotores.
A dança proporciona ao aluno a oportunidade de humanização além de uma agente formador e transformador elevando o auto-estima. Analisando todas estas questões podemos observar que com a inclusão das aulas de dança na educação física estaremos praticamente destruindo a verdadeira identidade dos alunos e a sua total formação.     

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário