Procedimentos Didáticos
Processo de Aprendizagem:
Planejamento: é a preparação antecipada do que vai
ser realizado na aula, quais os materiais utilizados. Aula de Dança Escolar,
requer pesquisa musical, diversidade de material e variação de atividades.
Capacitação: qualidade do professor, ter
conhecimento do que "se ensina", "como se ensina" e para
que "se ensina". Ter bom senso e auto-crítica.
Metodologia: é a maneira de aplicar e transmitir
didaticamente o conteúdo do conhecimento.
Prestar atenção no aluno (gesto, atitude,
comportamento individual e inter-relacionais).
Transmissão verbal clara e objetiva, adequada a
idade do aluno.
Avaliação: analisar
·
Fazer individual e coletivo;
·
As alterações do organismo;
·
A construção do saber;
·
A organização, a compreensão;
·
Interpretação;
Como aplica a Dança na Escola
Priorizar o desenvolvimento psicomotor e não a
técnica. As crianças devem conhecer alguns item e o domine.
·
Organização ou formação,(circulo, bloco);
·
Direção ou alinhamento;
·
Base ou apoio corporal,(pés, joelho, sentar, deitar);
·
Terminologia básica dos movimentos;
·
Atividade para desenvolvimento e o domínio do esquema corporal;
-
Ritmo;
-
Equilíbrio;
-
Lateralidade;
-
Flexibilidade;
-
Direcionalidade;
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Postura;
-
Orientação espaço-temporal; e
-
Percepção visual e auditiva;
Utilização do próprio corpo; depois introduzir
materiais diversos.
Enfatizando:
-
movimentos isolados;
-
movimentos combinados;
-
movimentos espontâneos/manuais.
-
Expressão corporal/mímica/imitação;
-
Coreografias e seqüências.
Benefícios da Prática da
Dança Escolar
Os movimentos complexos de
dança, fazem com que cresça mais conexões entre os neurônios, aprimorando a
memória.
A Dança Escolar deve atuar
integrada a Educação Física visando o aumento da auto-estima., o combate ao
stresse, melhoria na postura corporal.
-
desenvolve e melhora a respiração;
-
melhora o condicionamento Físico;
-
aumenta flexibilidade;
-
fortalece os músculos e ossos;
-
melhora coordenação motora.
Coreografia -
Criação e comunicação do saber.
-
através de coreografia as crianças desenvolvem capacidade de criação e
expressão corporal;
-
através da coreografia observamos a personalidade da pessoa;
-
a coreografia e a comunicação do saber por meio de expressão corporal;
-
deixar o aluno criar coreografia
-
escolher uma música
-
adaptar a música a um tema;
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elaborar movimentos isolados e combinados;
-
montar seqüências rítmicas;
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executar os movimentos
-
apresentação.
Portanto a dança quando
aplicado com metodologia adequado com consciência pedagógica, passa a ser uma
ferramenta de grande valor na prática da educação física, além do
desenvolvimento corporal, possibilita que o educando amplie sua capacidade de
interação social. contribui também nas atitudes, valorização, respeito a
diversidade desenvolvendo todos os princípios psicomotores.
A dança proporciona ao aluno
a oportunidade de humanização além de uma agente formador e transformador
elevando o auto-estima. Analisando todas estas questões podemos observar que
com a inclusão das aulas de dança na educação física estaremos praticamente
destruindo a verdadeira identidade dos alunos e a sua total formação.
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